Los sistemas de Robótica Guiada por Visão ou VGR (sigla que corresponde ao nome em inglês Vision Guided Robotics) destacam-se pela flexibilidade e pelo elevado grau de liberdade, que possibilitam aplicações mais versáteis. Dentro destes sistemas, a metodologia bin picking pode ajudar a aumentar a produtividade da tua empresa, e é por isso que queremos que fiques a saber em que consiste e que descubras a solução inovadora concebida pela INFAIMON: o InPicker.

O que é o bin picking

O bin picking é um processo que permite selecionar e extrair peças empilhadas aleatoriamente num contentor com recurso a um sistema de visão para a localização e um sistema robótico para extração e posterior relocalização. Trata-se de um sistema totalmente automatizado e composto por quatro fases:

  1. Identificação visual e avaliação: graças a um sistema de reconhecimento 3D, é possível obter informações sobre as peças e o ambiente.
  2. Identificação do objeto: nesta fase, o software segmenta, identifica e localiza os objetos.
  3. Extração de peças sem colisões: de todas as trajetórias possíveis do robô, o sistema seleciona um que não tenha risco de colisão com o contentor nem com outras peças.
  4. Posicionamento do objeto: por último, as peças extraídas são posicionadas com precisão no dispositivo de processamento.

A principal aplicação de um sistema de bin picking é a automatização de tarefas de pick & place, e o sistema pode ser utilizado em muitos setores industriais, como o automóvel, logística, farmacêutico, alimentar, metalúrgico, packaging ou o setor dos plásticos.

Automatização por bin picking

A Infaimon tem uma solução inovadora de bin picking que te pode ajudar a aumentar a produtividade da tua empresa. Trata-se do inPicker, um software baseado num sistema de análise de imagem 3D que permite reconhecer e determinar a posição dos objetos empilhados num contentor. Para isso, utiliza tecnologias como o estéreo ativo ou a triangulação laser.

Funcionamento do inPicker

O processo é muito simples: depois de realizado o reconhecimento, o sistema seleciona a melhor peça, determina a sua posição num espaço tridimensional e guia a pinça do robô com uma orientação precisa para extrair o objeto escolhido. Durante todo o processo de deslocação do braço robótico, o sistema tem em conta a posição tanto do contentor como do resto do elemento para evitar colisões.

Bin Picking

Aplicações da solução de bin picking

A principal aplicação do inPicker é a de identificar e extrair elementos complexos de forma automatizada, ou seja, o pick & place, mas mais especificamente de:

  • Elementos com formas muito irregulares e várias texturas.
  • Componentes texturizados, como caixas de qualquer tipo de produto, peças metálicas e de plástico, permitindo realizar a despaletização de elementos ordenados ou desordenados.

Além das aplicações de pick & place, a solução de visão artificial pode:

  • Realizar a deteção de colisões da pinça e do robô com a área de trabalho.
  • Medir objetos em 3D.
  • Estabelecer as coordenadas dos objetos para orientar o robô.

Tecnologia utilizada pelo inPicker

As câmaras de alta definição são colocadas na cabeça do robô. Com a captação de imagens sincronizadas, torna-se possível criar um mapa tridimensional dos elementos que o robô tem à sua frente, para que este possa selecionar e extrair o objeto considerado o melhor candidato.

Além disso, o sistema também consegue reconhecer o cenário de trabalho graças à visão artificial. Como referimos acima, o objetivo é eliminar as possibilidades de ocorrer uma colisão com outros elementos do ambiente.

Elementos integrados na solução de bin picking

O sistema de bin picking da INFAIMON inclui o software inPicker, a cabeça de visão artificial estéreo passiva, estéreo ativa ou por triangulação laser composta por câmaras de alta definição e com as óticas adequadas à aplicação, e um sistema de iluminação.

Vantagens do bin picking que aumentam a produtividade

Porém, além de todas as inovações tecnológicas, o software inPicker tem uma série de vantagens de automatização que resultam diretamente num aumento da produtividade industrial:

software inpicker
  • Velocidade e precisão: o sistema de bin picking tem uma cadência inferior a 8 segundos por peça, o que permite descarregar um contentor num período muito curto e sem erros nem interrupções.
  • Redução dos custos de segurança: por não serem necessárias cercas de segurança, uma vez que os robôs colaborativos foram concebidos para trabalhar lado a lado com os operadores, torna-se possível reduzir os custos relacionados com a segurança do sistema.
  • Produção de estatísticas detalhadas.
  • Controlo de qualidade: o sistema pode garantir a rastreabilidade do produto desde a origem.
  • Retorno do investimento: por todos os motivos expostos, o retorno do investimento na aquisição de uma célula robótica de bin picking é alcançado em pouco tempo.

Se precisares de mais informações sobre um sistema de bin picking, contacta-nos para que te possamos ajudar a encontrar a melhor solução de automatização para o teu setor.