As aplicações da visão artificial são muito diversas e o seu desempenho evolui à medida que são integradas em diferentes processos de produção, avaliando os benefícios que trazem e a forma como melhoram com a integração de sistemas de processamento mais avançados.

Noutras ocasiões discutimos a eficácia da visão artificial para realizar tarefas relacionadas com a logística, com a inspeção de processos ou com a execução de controlos da qualidade.  E, em todas elas, os sistemas de visão artificial são a ferramenta que permite recolher milhares de dados de referência utilizados no processo de tomada de decisões e para a melhoria da produção industrial.

Hoje em dia, centramo-nos na forma como esta tecnologia inteligente é utilizada em sistemas de rastreabilidade industrial, bem como na sua capacidade de fornecer informação, melhorar a produção e tornar os produtos mais rentáveis e eficientes.

O que é a rastreabilidade de um produto industrial?

A rastreabilidade é um conjunto de elementos e processos que permitem conhecer o trajeto percorrido por um produto, desde a sua criação ou inclusão na cadeia de produção. Este sistema de controlo revela todo o histórico e percurso de um produto, desde a fábrica até ao consumidor final, e reúne todos os atributos que o caracterizam.

Assim, a rastreabilidade de um produto é a forma mais eficiente de manter um controlo global sobre qualquer componente objeto de transformação através de uma atividade industrial. E, desta forma, de investir de uma forma inteligente na melhoria dos processos de produção através da informação e da execução dos sistemas automatizados.

rastreabilidade

Sistemas de rastreabilidade industrial com visão artificial integrada

Estão disponíveis diversos métodos de rastreio de um produto, mas o fundamental é utilizar uma ferramenta que, por um lado, seja eficiente para a indústria e que, por outro, facilite o acesso à informação contida em cada código ou referência criada, o que permite a sua identificação.

É aqui que a visão artificial desempenha um papel muito importante enquanto tecnologia fundamental para melhorar a rastreabilidade de um produto, oferecendo um sistema automatizado de leitura de códigos.

A principal vantagem de contar com um sistema de rastreabilidade industrial com visão artificial integrada é este ter a capacidade de realizar leituras sobre os dispositivos transportadores a qualquer velocidade, captando informação necessária como, por exemplo, o número de série, a referência de lote ou a data de validade.

Ao nível interno, facilita a classificação e distribuição das diferentes categorias de produtos, fazendo a sua distinção através do código, da composição e de características como, por exemplo, a cor, o modelo, entre outras. 

Ao nível externo, a visão artificial permite descodificar, de uma forma imediata e eficaz, toda a informação contida num código, o que acelera os controlos de qualidade externos, a rastreabilidade de um pedido ou a correta manipulação das mercadorias de acordo com as indicações reveladas pelo sistema equipado com uma câmara de visão. 

trazabilidad alimentación

A importância da rastreabilidade na indústria alimentar

Em determinadas indústrias, a rastreabilidade de um produto é um aspeto fundamental para os processos de inspeção e para garantir que o produto cumpre todas as normas em matéria de saúde, higiene ou manuseamento.

É muito fácil perceber a utilidade da rastreabilidade da visão artificial na indústria alimentar enquanto meio de identificação e verificação de diferentes tipos de produtos naturais ou transformados. É também o método mais indicado para a realização de qualquer atividade de regulação, identificando o produto e verificando se o seu estado está em conformidade com o estado do lote ou com as instruções de manutenção.

No caso de lotes que apresentam defeitos ou que possam representar um risco para a saúde, a agilidade da execução com o recurso a sistemas de visão artificial é fundamental para detetar qualquer produto que tenha de ser recolhido para não chegar ao consumidor final.

Desta forma, a rastreabilidade do produto é também uma ferramenta necessária para realizar controlos da qualidade e para identificar produtos que partilham características através da identificação de padrões que são decifrados com o auxílio de câmaras e de software de imagem.

Outro fator relevante na intervenção da visão artificial na inspeção e no controlo de produtos alimentares é o software de processamento que o acompanha e que é fundamental para o processamento de dados, para a identificação de caracteres e para a conversão destes em informação inestimável.

O software de análise e processamento de imagens é a tecnologia que apresenta o maior avanço nos últimos tempos graças à integração da nuvem, ao desenvolvimento de sistemas de programação mais sofisticados e, claro, à integração da aprendizagem automática.

Todos estes fatores permitem à visão artificial ser um pilar decisivo para a consolidação da Indústria 4.0 e às indústrias tão essenciais como a indústria alimentar ter acesso a tecnologias que não só melhorem e otimizem os seus sistemas de produção, como garantam que os seus produtos são consumidos nas melhores condições possíveis.